ARTIGOS


                                           O SONHO
                  Em meados dos anos 70 um grupo de jovens liderados por Íracles Pires, mas conhecida como Ica encampava a primeira luta em pró do teatro de Cajazeiras, naquela época Ica era diretora do GRUTAC – Grupo de Teatro Amador de Cajazeiras. Grupo esse que se destacava em Cajazeiras e em todo estado, Ica além de atriz e diretora teatral também era radialista e era bastante conhecida em Cajazeiras, a sua luta sempre foi muito intensa em favor da construção de uma casa de espetáculo para a sua terra, mas o seu intento não foi alcançado e nem ouvido pelas autoridades. Até que em um acidente automobilístico em uma estrada no estado da Bahia ela veio a falecer interrompendo assim a sua luta e o seu sonho de ver a sua cidade com uma casa de espetáculo construída para beneficiar todos os artistas de Cajazeiras e de toda região. A voz de Ica calou, mas os artistas Cajazeirenses não se calaram e deram continuidade a sua luta. No inicio dos anos 80 eis que surge uma nova geração de artistas corajosos, talentosos e lutadores de vários grupos de teatro da cidade que se integraram ao sonho de Ica e começaram a cobrar, a exigir das autoridades o teatro de Cajazeiras, eles foram às ruas e reivindicaram com muita força para que aquele sonho da nossa grande dama fosse realizado. Até que um dia um político chamado Wilson Braga, então governador da Paraíba ouviu as reivindicações dos artistas e resolveu realizar o sonho de Ica e de todos os artistas Cajazeirenses construindo a primeira casa de espetáculos do sertão do estado.
        Naquele momento Ica onde quer que ela estivesse estaria aplaudindo de pé a conquista dos seus seguidores que também era uma conquista sua e por que não dizer mais dela do que nossa, porque foi ela que um dia começou tudo isso e costumo dizer sempre que o mérito da luta é de quem dar inicio a luta. E o mais importante de tudo é que o teatro foi batizado com o seu nome, Teatro Íracles Pires ou Teatro Ica como ficou conhecido na Paraíba e em todo nordeste, homenagem mais do que justa.       
           Mas depois de pronto e inaugurado começaram os problemas o próprio governo gestor do mesmo não dava condições para um bom funcionamento sem contar que algumas administrações mal preparadas e sem nenhum conhecimento de causa que passaram por lá impedia que o teatro funcionasse como deveria, uns até discriminava alguns grupos teatrais de pequeno porte impedindo os mesmos muitas vezes se apresentarem lá. Ainda tivemos vários problemas como à retirada do Piano que foi levado em uma determinada época prá João Pessoa e só retornando algum tempo atrás, o roubo do sistema de som ainda nos anos 80 e até hoje nunca encontrado e a falta de um quadro de funcionários a altura para fazer com o teatro funcionasse prá valer, mas mesmo com todas essas adversidades o teatro ica sobreviveu ao tempo e por lá desfilaram muitos artistas sensacionais de Cajazeiras, da Paraíba, do nordeste e por que não dizer de todo Brasil.
         Hoje depois de muitos problemas que o mesmo atravessou ao longo dos seus 28 anos de existência e de abandono por governos anteriores, encontrou nesse atual governo, a responsabilidade, o compromisso e a força de vontade de reconstruir o teatro ica dando a ele uma roupagem nova, uma estrutura de primeiro mundo para beneficiar não só aos artistas da terra, mais sim a todos artistas paraibanos.


                               Chico Amaral (Teatrólogo)