sábado, 29 de novembro de 2014

A Moderna Casa de Espetáculos do interior nordestino: Teatro Íracles Pires.

A nova estrutura física do Teatro Íracles Pires (ICA) vem passando por uma grande transformação moderna no sentido de oferecer uma capacidade cênica para suportar uma grande produção cultural até de nível internacional.

Na antiga estrutura física não tinha a profundidade da caixa cênica, saídas de emergência, acessibilidade para cadeirantes, gerador de energia, extintores de combate a incêndios para oferecer segurança e conforto aos artistas e os espectadores desta casa de espetáculos. Vale salientar que antes não tinha condição do técnico fazer a montagem devido o pequeno espaço físico da caixa cênica que não dava nem para uma criança ficar em pé, ficando assim impossibilitado do maquinista fazer a montagem do evento cultural deste ponto de cultura.

Os equipamentos precários podendo haver o risco de incêndio causando pânico ou até uma tragédia. Os camarins localizavam-se por trás do pano de fundo do palco que davam aos artistas um difícil acesso e no caso de uma saída de emergência iria ser impossível a locomoção.

Era impossível manter-se dentro do Teatro Íracles Pires  assistindo um show ou espetáculo, pois com a temperatura alta o sistema de ar condicionado ultrapassado que não dava para deixar o ambiente climatizado.
Na cabine técnica corria um risco de vida, pois a instalação elétrica estava comprometida devido a sob carga de uma estabelecimento comercial privado que funcionava no anexo desta casa de espetáculos, dando assim ao iluminador e sonoplasta insegurança no trabalho de operações durante as realizações eventos culturais.

Nas montagens dos espetáculos havia uma necessidade de uma profundidade da caixa cênica para fazer a movimentação do cenário que ficava impossível, pois o cenário não podia subir e descer não conseguia um grande efeito cenográfico na cena.

No palco não havia acústica e o madeiramento estragado podendo causar um acidente aos artistas. As cortinas velhas com mofos causadas pela má conservação do sistema de ar condicionado ultrapassado que não dava conta da climatização e refrigeração do espaço físico do ponto de cultura.
Portanto, agora vai ser uma moderna casa de espetáculos dentro do padrão técnico internacional que requer uma estrutura física com segurança e conforto para o público que frequenta o Teatro Íracles Pires.